A Organização das Moças
Na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (popularmente chamada de Igreja Mórmon), as moças de 12 a 18 anos de idade participam do Programa das Moças. Esse programa é dividido em três grupos de três diferentes níveis de idade, assim as moças podem desenvolver habilidades apropriadas a sua idade. Abelhinhas são as moças entre 12 e 13 anos, Meninas Moças entre 14 e 15 anos, e as Lauréis entre 16 e 17 anos. Quando elas completam dezoito anos de idade, uma moça pode escolher em participar da Sociedade de Socorro com as mulheres adultas de sua ala (congregação) ou continuar nas Moças até sua graduação no segundo grau.
São oito os valores do tema das Moças:
Fé em Jesus Cristo é essencial para a nossa felicidade e salvação e é essencial para fortalecer cada garota a desenvolver a si mesma através do estudo das escrituras e oração.
Natureza Divina. Os Mórmons acreditam que cada um de nos é um filho literal de Deus. Portanto nosso propósito divino é se tornar aquilo que Deus deseja que nos tornemos, como Ele. Ele nos da às dificuldades para que possamos assim nos tornar. O sacrifício expiatório de Cristo nos mostra como somos importantes para Ele e para Deus. Nos devemos agir de acordo com nossa natureza divina e não de acordo com nossos desejos imediatos.
Valor Individual. Na crença Mórmon todos nos temos um valor infinito para Deus como seus filhos. Nos temos que pensar em nos mesmos de acordo com isso e nunca julgar outros e nos mesmos duramente.
Conhecimento. Nos dois campos, o das escrituras assim como o secular é um assunto essencial. Nos devemos lutar para atingir a excelência na escola e nos estudos das escrituras diariamente.
Escolhas e Responsabilidades. Nos somos responsáveis por nossas próprias escolhas porque cada uma de nos é livre para fazê-las. Enquanto assumirmos a responsabilidade pelos nossos erros e nos arrepender deles, nos melhoramos e crescemos. Ser melhor não é algo que somos forçadas a fazer; nos devemos escolher.
Boas Obras. Parte de fazer boas escolhas é servir os outros e olhar ao nosso redor. Não é suficiente haver boas intenções; devemos agir.
Integridade envolve ser verdadeira aos princípios – com você mesma – mesmo quando é difícil.
Virtude é um valor que o mundo esta cada vez mais desvalorizando, mas é um principio eterno que, se quebrado, nos trará magoa e tristeza, mas se vivido em sua plenitude, nos trará a felicidade eterna.
O programa do Progresso Pessoal na Igreja Mórmon ajuda as moças a aprender e desenvolver esses valores. Esse programa é grosseiramente comparado aos escoteiros ou as bandeirantes, porém com uma ênfase religiosa.
Para cada valor, as moças completam seis experimentos e um projeto de dez horas. Assim, elas podem desenvolver todos os valores em vez de somente alguns. As experiências tendem a ser curtas, porém o projeto necessita de tempo e preparação. Você deve realmente pensar no que você realmente gosta e como fazê-lo, e essa auto-orientacao pode ser mais importante no longo prazo do que realizar pequenos experimentos.
Se uma moça completa o Progresso Pessoal, ela recebe seu Reconhecimento, grosseiramente comparado a um rapaz quando esse se torna um escoteiro águia. O objetivo do programa é ajudar cada moça a fortalecer seu testemunho em Cristo e construir um alicerce no evangelho através do serviço e atos de fé.